Skip to content

Algum tempo atrás, um candidato que eu estava preparando para estudar para concurso me disse:

Confira aqui
Meu problema é a oral. Por escrito, não tenho nenhum problema . Satisfeito com a notícia, perguntei-lhe qual tinha sido sua nota de redação. 10 de 20. Isso é o que significava para ele não ter problemas com a escrita. Expliquei a ele que 20/10 não era particularmente bom. É uma nota que passa por pouco. Mas isso é tudo.

De fato, com um oral medíocre, a competição obviamente passou sob seu nariz. Na sequência desta experiência, observei alguns dos meus formandos e percebi que muitos candidatos pretendiam de fato um 9 ou um 10 para passar por pouco e ir para a oral. É muito triste, porque é um reflexo que limita a nossa ambição.

Assim, os candidatos não devem ter medo de apontar para um 15 de 20. Eles podem obter apenas 12 de 20. Mas, ao apontar apenas para um 10, raramente obterão mais. Mesmo que isso signifique revisar como um maldito, você pode fazer isso para obter um 15. Por mais surpreendente que pareça, quando conscientemente decidimos mirar no 15, inconscientemente colocaremos todos os nossos recursos cerebrais e físicos em ação para realmente chegar lá.

Por outro lado, ao apontar apenas para um pequeno 10 em 20, é provável que, por exemplo, ignoremos assuntos importantes, mas que julgamos não valer a pena. Você tem que aprender a se orgulhar de sua concorrência e querer subir para ter sucesso.