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Melhorar a vida e o aprendizado

Em seu livro, os autores, Richard J. Light e Allison Jegla, destacam o que eles percebem como os principais desafios que todas as faculdades enfrentam e oferecem etapas que os administradores devem seguir para melhorar a vida e o aprendizado dos alunos. Light é professor de Ensino e Aprendizagem em Harvard; Jegla é uma líder sem fins lucrativos e estrategista de ensino superior. Embora os autores adotem linguagem gerencial para descrever os problemas enfrentados pelas faculdades — como facilitar interações construtivas entre alunos de diversas formações, como criar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida — o subtexto é bastante claro e corporativo. O que importa é se uma faculdade pode matricular alunos, aumentar as doações, garantir financiamento externo e elevar sua marca. O objetivo é ser um sucesso financeiro.

Para sobreviver no mercado universitário de hoje, não basta uma faculdade ser boa; deve ser ótimo . Pode-se esperar que uma grande faculdade apresente aos alunos uma tradição intelectual e cultural que os transforme em cidadãos reflexivos e morais. Ou pode criar uma comunidade de estudiosos onde reinam a civilidade e a liberdade acadêmica, de modo que as ideias possam ser discutidas na esperança de que isso leve ao conhecimento. Segundo os autores deste livro, quem espera isso estaria enganado. O que torna uma faculdade excelente é um cliente satisfeito com seu produto. Os títulos de alguns dos capítulos do livro reforçam essa visão: “Atuando com base nas opiniões, ideias e conselhos dos alunos” ou “Como atraímos e apoiamos alunos que podem não estar considerando nossa instituição?” As faculdades tentam descobrir o que o cliente quer, para poder supri-lo.

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